Assim como as pessoas, as cidades precisam de boa vontade dos olhos que a vêem para que deixem aparecer sua beleza e o que realmente são. E por que não dizer o mesmo de clubes de futebol?
Das outras vezes que estive em Barcelona, de uma forma ou de outra foi de passagem, ainda que permanecesse por alguns dias. Barça nunca havia sido meu destino, e de alguma maneira isto tira o foco da estada. Desta vez foi diferente. Apesar de ter coisas a fazer em Amsterdam antes e depois, o foco da viagem sempre foi a capital da Catalunha.
Outra coisa que mudou o panorama completamente foi a proximidade a pessoas que nasceram ou vivem aí há muitos anos e estão diretamente envolvidas com o FC Barcelona. Eu sempre me vi Merengue, apesar de os jogadores brasileiros que vi terem se destacado muito mais no Blaugrana que no Blanco. Vai entender, é gosto.
Acho que fica muito mais fácil explicar minha torcida pelo Madrid confessando aqui uma coisa que quem me conhece um pouco percebe nitidamente, e eu só aceitei realmente nos últimos dias. Eu sou de direita. Sim, eu sou um Tucano. Isto não me envergonha, mas nunca gostei de rótulos. De qualquer forma eu escrevo isto ouvindo Frank Sinatra no avião, voltando de Amsterdam para São Paulo, bebendo um vinho até que bom, e basta eu olhar na tela da TV desligada a minha frente que o meu reflexo na tela não me deixa dizer o contrário.
Bom, por já ter votado no Maluf, no Pitta, FHC, e tantos outros. Por ter torcido para o Jânio e usado sua vassourinha, e porque adorei quando “su majestad el Rey Juan Carlos” mandou o Chaves calar a boca (faltou ele responder: Tá bom, mas não se irrite...), tudo isso me credencia a torcer para o Real Madrid que, joder, é Real, quer mais direita que isso????
Mas desta vez eu tenho que admitir que flertei com o outro lado, e foi demais. E tem ainda um agravante que pode aumentar minha sentença à pena máxima. O ícone do lado de lá é um argentino. Aí está mais um motivo para eu não gostar de rótulos. Eu sinceramente acho que ele é um gênio e ainda tem pelo menos 10 anos jogando futebol em altíssimo nível. Não tenho dúvida de que em sua função é o maior em atividade e dificilmente haverá outro de mesmo nível enquanto ele estiver jogando, mas espera, não dá pra comparar o garoto ao Maradona e ao Pelé. Não tem a menor condição...
Claro que ele pode melhorar muito, e vai, o que já é suficiente para que ele esteja ali brigando entre os melhores. Mas será que as pessoas já se esqueceram do Pelé e do Maradona? Será que ninguém mais se lembra das jogadas estonteantes do nosso Rei do Futebol em espaço e tempo improváveis? Será que ninguém se lembra mais? Ele faria o Einstein repensar sua Teoria da Relatividade. Fazia o improvável e o impossível a qualquer outra pessoa.
E o Maradona? Joder, hombre! Força, habilidade, precisão. Ele era certeiro. E cá entre nós, fazia tudo isto com um estilo de vida que é problema seu, mas altamente discutível para um jogador de futebol. Imagina se ele só tomasse água e se alimentasse bem. Imagina esse homem dormindo bem por uma semana seguida.
Não dá. O Messi não é o Pelé e nem o Maradona, e nunca será. Mas será o Messi. Ele está entrando em um clube no qual qualquer discussão é pura bobagem. O futebol de hoje não comporta os dois grandes gênios do passado, cada qual com seu estilo único. O futebol moderno precisa de um Messi. Um jogador que saber ficar na média quando o time está bem, mas principalmente que sabe ser o melhor de todos quando o time está precisando. Foi isto que ele fez esta semana frente ao Arsenal. O menino marcou apenas 4 gols em um jogo de Champions League. E não foi batendo em galinha morta. Isso é o que se espera do melhor do mundo, que não se acovarde e resolva. Estilo cada um tem o seu...
Eu só acho que é necessário tomar muito cuidado para não cometer com o Messi o mesmo erro que já se cometeu com outros tantos grandes jogadores em todo o mundo, afinal de contas ele é um garoto de 22 anos. De qualquer maneira duvido que isso aconteça.
Só o que eu sei é que às vezes abrir a cabeça para o novo é importante e nós nos esquecemos constantemente disso, mesmo com relação a outros aspectos de nossas vidas. O que eu sei é que provei que o outro lado pode ser bem bacana, e no meu caso foi. Certamente refrescou minha alma e deixou um gosto muito forte de quero mais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário