quinta-feira, 15 de outubro de 2009

La Noche del 10

Uma vez, há alguns anos, mandei um e-mail para um programa argentino chamado “La Noche Del 10”. Ele era apresentado por ninguém menos que Don Diego Armando Maradona, um dos grandes gênios do futebol. Acho que foi a única vez que fiz isto na minha vida. Nunca fui de ficar mandando e-mails, cartas ou ligando para programas de TV.

Para deixar claro, sou Pelé até a morte, mas admiro também os outros gênios do futebol, e o Maradona, sem dúvida, é um deles. Mas eu acho que com aquela vitória da Argentina sobre o Uruguai fechou-se um ciclo muito mais importante e não tão comentado. O ciclo da recuperação. É claro que não é surpresa a Seleção Argentina conquistar uma vaga na Copa do Mundo. Aliás, a vaga é dela. Assim como a do Brasil é dele. O estranho seria uma destas equipes não se classificarem.

Mas e o cara que foi o melhor do mundo, depois passou por uma fase ruim com drogas, voltou muito bem na Copa do Mundo de 1994, foi punido por doping, passou por toda sorte de desventuras, até voltar à Seleção como treinador e levar o time à Copa do Mundo de 2010? E se ainda pensarmos que nas duas últimas partidas os gols saíram dos pés de jogadores que ele colocou para jogar no meio da partida? Será que ele não tem méritos como técnico? E se pensarmos em uma Argentina jogando totalmente fora de suas características por um bem maior, como aconteceu ontem? Será que qualquer outro treinador conseguiria fazer a albiceleste jogar aplicadinha na defesa, jogando com o bumbum na trave?

E vale gastar alguns minutos refletindo sobre a coragem do Maradona, afinal de contas poucos jogadores aceitaram correr este risco, e muitas vezes nós, pessoas comuns, com muito mais a provar, acabamos nos acovardando frente aos desafios mais simples. Mas talvez esta seja mesmo a diferença entre pessoas comuns e grandes gênios.

No fim, fica a vontade de ver o Maradona colocar a cereja neste bolo e participar de mais um Mundial, desta vez comandando sua equipe do banco de reservas. E só para registrar, a Seleção Brasileira se classificou para a Copa do Mundo de 1994 desacreditada como a Seleção Argentina, e ganhando do Uruguai...

Nenhum comentário:

Postar um comentário